segunda-feira, 17 de março de 2008

Finalmente, vi 'Juno'!

Eu sei que esse post de hoje tá meio atrasado, porque o filme já ganhou o Oscar, já foi a sensação em N festivais, todo mundo já escreveu sobre ele, blá blá blá...mas eu só tive tempo pra assistir ‘Juno’ neste domingo que passou. Logo, só pude escrever agora...

Sabe aqueles dias em que você quer desaparecer? Sumir? Evaporar? Era assim que eu tava me sentindo ontem, aí resolvi ir ao cinema, coisa que eu amo fazer, mas que o tempo não me permite tanto quanto eu gostaria, infelizmente :( Mas mesmo sem ver todos os filmes que quero, leio todas as críticas publicadas sobre aqueles que me interessam e ‘Juno’ foi um desses, que logo de cara, sem nem assistir, me conquistou.

Então, ontem eu fui conferir esse ‘hit’ da ex-stripper Diablo Cody, que já é a nova queridinha de Hollywood. Soube que a história tinha sido baseada em fatos reais, mas não encontrei nada que confirmasse isso. De qualquer maneira, a vida da roteirista é no mínimo, curiosa. Cansada do seu emprego que pagava super bem, mas era um saco, ela resolveu virar stripper. Assim, do nada. O marido, inclusive, deu o maior apoio. E a partir daí, ela começou a escrever roteiros (três já estão prontos e serão filmados em 2009 e Steven Spielberg vai assumir a produção de um deles) e parece que a coisa funcionou bem.

Depois de ‘Little Miss Sunshine’, ‘Juno’ é o filme hype da vez. O tema é bem batido, é verdade. Gravidez na adolescência é discutida de todas as formas, nos quatro cantos do mundo, sempre. Mas a forma como ela foi abordada no filme é simplesmente cativante, genial e o melhor, simples e verdadeira. Juno, uma garota considerada diferente por todos, descobre que está grávida aos 16 anos do ‘colega de classe’ Paulie Bleeker (um amor de menino, dá vontade de colocar no colo!) e decide fazer um aborto. Ao chegar à clínica, ela se apavora e desiste da idéia, dando logo lugar a uma outra: entregar o bebê para a adoção. O desenrolar dos fatos a partir de então, são hilários, comoventes, tristes até...não sei se é porque eu sou mãe (fiquei sensível demais...), mas fiquei meio deprimida com a naturalidade de Juno em relação a ‘dar’ o bebê, que inclusive ela chama de ‘thing’ várias vezes ao longo do filme. Mas aos poucos, você vai percebendo que isso é o melhor a ser feito, inclusive para o bebê. E no final, fiquei aliviada com a cena em que ela finalmente demonstra sofrimento (mesmo consciente dos seus atos) em ter desistido do seu filho em virtude da sua juventude. Eu, sinceramente, não consigo ter uma opinião formada sobre isso. Será que a irresponsabilidade de uma adolescente deve ser usada como desculpa para ‘resgatar’ a sua juventude supostamente perdida? Talvez sim. Talvez não. O que seria mais traumatizante? Passar a adolescência se batendo para criar uma criança - com grande chance de fracassar - ou desistir de um filho? Não sei.

Mas você não precisa ter essas respostas na ponta da língua pra curtir o filme, porque ele emociona. Te faz pensar. Te faz rir (muito). Te faz chorar (demais!). E isso já vale o ingresso. As ‘aventuras’ de Juno ensinam muito sobre como é difícil ter que amadurecer antes da hora. Como é difícil crescer quando se tem apenas 16 anos. Ensinam sobre descoberta – ela descobre, por exemplo, que pessoas normais se apaixonam e depois têm filhos, mas com ela foi diferente, claro. Ensinam sobre sentimentos que às vezes nem sabemos que somos capazes de sentir, mas que são inerentes ao ser humano, como o amor. Juno ensina muito sobre o amor e depois, pensando bem, talvez ‘dar’ o bebê tenha mesmo sido uma prova enorme disso. E ensina muito sobre a vida e como lidar com as provas que nos são impostas ao longo dela, tudo tratado com muita tranqüilidade, com muito esmero. O resultado é uma história muito legal sobre uma adolescente ‘roquenrou’ muito charmosa (aplausos para a atriz Ellen Page) e os dilemas que a assombram, desde a gravidez, até o amor por ‘Bleek’, o nerd mais incrível do mundo.

Então, pra quem ainda não viu, fica a dica. Juno é apaixonante!

Ps1: Dêem uma olhada no site oficial do filme: http://www.foxsearchlight.com/juno/
Ps2: A trilha do filme é FANTÁSTICA!! Já baixei, vou escutar com calma e depois faço um post só sobre ela, claro :P http://www.amazon.com/Juno-Original-Soundtrack/dp/B00104W8T6#moreAboutThisProduct
Ps3: Esse é o blog da Diablo Cody: http://diablocody.blogspot.com/
Ps4: afagos para Lulubaba por me resgatar daquele shopping horroroso e cheio de gente, pra comer sushi na orla : ) Você e Juno salvaram meu domingo!

:********

2 comentários:

Anônimo disse...

num eh por nada n.. mas adoreiiiii seu novo post... fiquei morrendo de vontade de assistir amnha.. e se der eu vou msm.. já olhei ate os horário das sessoes...
depois de assistir eu vou reler se blog p ver tudo direitinho de novo.. adorei msm!!!!
bjãoooo

Paula Dantas disse...

Já baixei a trilha tbm. Quando vi o filme fiquei apaixonada pelo som, incluindo "Expectations" de Belle and Sebastian que eu AMO!!!
Não tenho opinião formada tbm. Agradeço por ainda não ter filhos... acho que não tô lé muito preparada... mas quando eles vierem serão bem vindos.
Beijundas

Ps. A gente quase se batia no shops então... fui ver "Ponto de Vista". "Legalzinho"...