terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

"Little Joy", a alegria em doses homeopáticas...

É oficial: estou viciada na 'Little Joy'!

Demorei a escrever porque queria ter certeza que daria certo. Sabe como é? É o famoso tratamento homeopático...aquele que você vai tomando o medicamento em doses pequenas...é longo, mas que pode dar certo e lógico, tem que acreditar! – mais adiante eu explico a analogia.

Pois foi assim que me senti na primeira vez que ouvi a banda. Tudo bem, quem me conhece sabe que adoro Los Hermanos e o julgamento poderia ser tendencioso, mas o que me fez olhar diferente pra banda foi, definitivamente, o Fabrizio Moretti, baterista de uma, na minha opinião, das melhores bandas de rock surgidas nos últimos quatro anos: Strokes. Ouvi pela primeira vez em 2005 e desde então, ela é obrigatória no meu I-pod. E aí, curtindo aquela fossa logo depois que os Hermanos anunciaram o tal do hiato – e quando o Camelo lançou aquele CD pra quem sofre de insônia – eis que o Amarante, que havia conhecido o Moretti em 2006, chama o cara pra montar uma banda, junto com a multi-instrumentista Binki Shapiro – que voz incrível! Aí eu me animei e baixei o disco.

Que grata surpresa! Agora eu volto a falar da minha comparação da banda com um tratamento de homeopatia...eu ouvi, ouvi e ouvi MIL vezes pra me apaixonar de verdade por cada uma das músicas que, acredito eu, satisfaz os fãs das duas bandas. Tem a levada tranqüila, típica do Los Hermanos e um ‘quê’ de Strokes que fica implícito – e é aí que tá a graça da coisa. Eles misturaram os dois e o resultado é incrível. Pra mim, a 'Little Joy' funciona assim: eu fico ouvindo e de repente, a música vai me levando a um estado de alegria crescente, até que eu comece a sorrir sem perceber...e essa é a intenção da música, não é? Te levar a lugares desconhecidos, pensamentos que você nem sabia que podia ter.

A minha música favorita é ‘Brand New Start’, não apenas por dizer muito sobre o atual momento da minha vida, mas porque quando eu ouvi pela primeira vez eu me senti num filme da década de 50, naquelas ruas largas americanas cheias de árvores, voltando pra casa com o namorado depois de uma sessão de cinema....apaixonante!

Mas a banda não é pra quem espera rock. Tem muito violão, inclusive Moretti toca em algumas das músicas. A voz de Amarante tem aquele ‘toque’ envelhecido, que muitas vezes lhe dá a impressão de estar ouvindo um vinil e o vocal de Shapiro dá o arremate final na mistura: lindo, suave e forte ao mesmo tempo. As músicas são curtas, o que pra mim é ideal numa banda, principalmente se ela é nova e tem um público a conquistar. Às vezes a gente quer ouvir logo, analisar logo e gostar logo. Nada daquela coisa muito progressiva, cheia de lero-lero...(nada contra, meu amor :P)

Vou destacar aqui algumas outras: ‘The Next Time Around’, com uma introdução no violão, bem anos 60, mas que mesmo assim, ainda lembra os Strokes. Amarante canta um verso em português, que dá um charme todo especial à música.

‘Keep me in Mind’ poderia ter sido uma dos Strokes facilmente. Até o vocal de Amarante tá parecido com o de Casablancas, numa canção linda de despedida. Muito fofa!

‘How to Hang a Warhol’ é divertidíssima e te faz querer dançar. Eu adoro isso numa música, mesmo sem saber dançar, porque significa que ela te levanta, mexe com você e te faz querer fazer coisas que nem são do seu feitio.

E pra quem não quer largar nunca a mania de ser um fã chato do LH - meu caso -, tem ‘Evaporar’, que entraria facilmente no CD ‘4’ da banda. Ou seja, é linda, mas chata. Pode? Claro, claro...e funciona bem assim!

Enfim, poderia enumerar outras, mas aí recomendo que vocês escutem e tirem suas próprias conclusões. A 'Little Joy' é densa, uma banda com excelentes músicos e letras bem trabalhadas com instrumentos simples. Dá até pra imaginar uma sessão de gravação: um banquinho e um violão... :P Então, pra quem acredita que simplicidade é um ingrediente fundamental na música e que a felicidade pode sim, vir em doses homeopáticas, fica aí a dica!

Ah, uns vídeos pra quem quer conhecer melhor:

http://www.youtube.com/watch?v=TxEpngNm_Us
http://www.youtube.com/watch?v=vRgrMby-XUE&feature=related

Bjos e até!

3 comentários:

Andre Dantas disse...

E aí Pequena! :) Pois é ... acompanhei sua audição do Little Joy nessa última semana e gostei muito do que consegui ouvir meio que por osmose :) ainda não tive tempo pra ouvir com calma, mas, depois desse texto, já vou me adiantar. A mistura de letras inteligentes, melodias suaves e bons músicos é sempre um convite a uma overdose musical...sem contar esse mix Hermano e Strokes que fica mesmo evidente em várias músicas. E claro...vc é linda! :P Monte de bjo! Texto ótimo!

Kadydja Albuquerque disse...

Oi Kaká... o Little Joy realmente é um arraso... mas não vou mentir que estou aguardando ansiosa pelo show dos Los Hermanos...

vê só... mudei de blog:

http://cibereza.blogspot.com/

o seu continua lá nos meus links. Depois passa para dar uma olhada
bjoo

K

Lua O. disse...

Mas pq eles só cantam em inglês???? eles querem se lançar no mercado internacional tb?
Amo a língua inglesa, mas pôxa, as letras do Amarante - em português msm - são tão lindas! E será que não vai ficar repetitivo só essa batida anos 50?


Adoro seus posts... Adoro como vc escreve!

Bjs