quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Go, Obama!


Ontem, depois do resultado das eleições nos EUA, eu estava conversando com meus pais sobre as possíveis mudanças que estão pra acontecer no mundo. Mudanças boas, espero. E um dos questionamentos levantados durante a conversa foi o seguinte: “Será que ele vai terminar como Luther King?”.

Eu vou repetir o que disse na ocasião: não estamos mais em 1968 e as mudanças vão acontecer, porque o mundo mudou. E mudou mesmo. Estamos em 2008 e pela primeira vez na história, um homem negro está comandando a maior potência mundial. É inédito e fantástico, principalmente se a habitual arrogância americana for levada em consideração. Aparentemente, as coisas mudam sim!

Desde ontem, vi imagens de cidadãos do mundo todo exaltando a capacidade de Barack Obama e apostando no seu governo e numa postura de líder mundial de respeito. É, eu sei...já não se fazem mais heróis como em 1968, mas quem sabe...quem sabe...


De qualquer maneira, é tranqüilizante saber que todo esse poder não está mais nas mãos de um sanguinário. Isso já é um fato de relevância incrível. Eu torci pela vitória de Obama e continuo torcendo. Acredito que esse tipo de comoção, de sentimento comum no mundo todo é a força motriz para qualquer mudança. Afinal de contas, esperança vai ser sempre esperança em qualquer lugar. E apesar da história de Luther King querer provar o contrário, ela é sim, a última que morre.

3 comentários:

Paula Dantas disse...

Só espero que esse oba oba de esperança não acabe como o que aconteceu no Brasil, como o nosso 'querido' presidente Lulinha Paz e Amor...

ARMANDO MAYNARD disse...

A vitória de Obama encheu o mundo de ESPERANÇA, pois a humanidade está ávida por MUDANÇAS e carente de uma LIDERANÇA, que tem feito muita falta nesses últimos anos de GUERRAS, CRISES e INCERTEZAS.Torçamos para que tudo dê certo e que nada de mal aconteça ao Baraka Obama,pois essa preocupação infelizmente é real.Um abraço,Armando - fetichedecinefilo.blogspot.com(posto também em www.lygiaprudente.blogspot.com)

Andre Dantas disse...

Falou bonito como sempre! :) E acho que o choro do reverendo Jesse Jackson resumiu o sentimento de todos os americanos negros que passaram e continuam passando por humilhações racistas.