terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Como tudo começou...

Bom, resisti, resisti, mas não consegui e me rendi aos “encantos” da era digital, onde você pode contar a sua vida inteira num blog desses e escancarar o seu melhor e o seu pior também, pra quem quiser ler :)

Como uma boa adepta ao ‘diário de papel’, a idéia de escrever em blog sempre me pareceu um pouco exposta demais. Mas depois acabei me convencendo de que posso usar isso aqui só pra escrever bobagem...colocar opiniões sobre temas mais ‘amenos’ e por aí vai. Então criei meu primeiro blog! O tema escolhido não poderia ser outro que não música, a minha grande paixão. Pra quem não sabe, vou explicar essa minha relação de amor e ódio com a música! Amor sim, porque hoje eu posso me ‘gabar’ de ter um gosto musical relativamente bom (claro que tudo está nos ouvidos de quem escuta), mas o ódio também, afinal, não dá pra escutar “só as cachorras..uh uh uh” e achar que é normal uma coisa dessa! E só para constar: sim, sim, no auge da minha adolescência (num tempo não muito longínquo, diga-se de passagem :P) já dancei muito pagode no Iate ao som de É o Tchan! e já fui pra muito show de Forró Mastruz com Leite...tão rindo de quê? O forró exalta a nossa cultura nordestina, ora!

Bom, mas vamos lá. Quando eu tinha uns 15 anos mais ou menos, descobri lá no fundo do armário de meu pai, um CD abandonado, que eu nunca tinha escutado, coisa difícil de acontecer, já que meu pai também é viciado em música. Então, coloquei no som pra ouvir do que se tratava. Era uma coletânea dos Beatles, o Past Masters Vol. 1 (e olhe que o 2 é bem melhor!). Eu simplesmente não acreditava no que tava ouvindo! Aquilo sim, era música! Era A música! E eu pirei! Como uma boa sargitariana, impulsiva e passional, mergulhei de cabeça naquilo ali e a partir daquele dia, os caras viraram a minha vida! Eu dormia pensando em Beatles, acordava pensando neles, escutava o dia inteiro, comia ouvindo, dormia ouvindo, andava de carro ouvindo...enfim, não demorou muito pra eu virar uma beatlemaníaca, e acreditem, já são mais de dez anos nessa onda...não passa não! É viciante!


Lá em casa todo mundo sempre gostou muito de música. Meu avô é daqueles que escuta o som no volume máximo e ‘ai’ de quem reclamar. Pra ele, música só serve pra se ouvir assim. Meu pai também tem um ótimo gosto musical e dele, herdei algumas boas referências. Eric Clapton e Bob Dylan estão na minha lista de ‘salvadores do mundo’ logo de cara...a história com o Dylan é engraçada...você ouve a primeira vez e quer se matar de tão ruim que é a voz do cara! Mas aí você ouve Blowin’ in the wind e se apaixona de vez! Não precisa nem passar do ‘How many times must a man walk down...’ No alvo!

Minha paixão sempre foi o rock, não tem jeito. Eu até curto outras coisas. Mas eu amo mesmo é o som da guitarra, do baixo e da bateria. Só isso já dá pra fazer roquenrou de altíssima qualidade. E é assim que eu gosto, quando mais simples, curto e gritado, melhor. Com meu irmão, ‘aprendi’ a escutar muito metal, hard core...e dele, roubei o gosto por Black Sabbath. Não tem jeito, Ozzy e seus morcegos ensanguentados são o melhor golpe de marketing da história do rock, aliado, claro, à boa música. Não tem como não sentir um frio na espinha ao ouvir os primeiros acordes de ”Oh, Mr. Crowley, what went on in your head?” Bom demais!

Na verdade, o que escuto mesmo hoje em dia, originou bastante da cultura dos anos 60 e 70, que infelizmente eu não vivenciei, mas pela qual me apaixonei mesmo assim. Então ouço muito Stones, Led Zeppelin, Doors, Hendrix, Pink Floyd...adoro um punk bem tocado (ou seria mal-tocado? :P). Sex Pistols, Clash, Ramones...ah, os Ramones!! Aquele visual tosco me encantou no ato!

Atualmente também escuto muito Strokes, Franz Ferdinand, Libertines (infelizmente, falecida depois da saída de Doherty) e Arctic Monkeys, que pra mim é a banda da vez. Aos poucos vou falando aqui mais um pouco de algumas coisas que eu curto e de que não curto também. De qualquer forma, são só opiniões de quem ama música. Não sou crítica musical, nem tampouco especialista no assunto. Então, perdoem qualquer “ignorância” da minha parte. No mais, have fun :P

Nenhum comentário: