terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Sargento Pimenta


Acredito que seja quase um consenso essa coisa do Pepper ser o disco mais cultuado dos Beatles. Sem dúvida alguma, eles revolucionaram tudo, não só em termos de música, de arranjos (recomendo o livro ‘Summer of Love – Making of Sgt. Pepper, de George Martin, produtor dos Beatles com papel essencial, diga-se de passagem, no Pepper), mas de conceito mesmo. Segundo o próprio Paul, a idéia principal era fazer uma opera rock, começando com a apresentação da banda, Billy Shears até o final, onde a banda agradecia o público e ia embora. Mas depois da segunda faixa eles enjoaram e gravaram ‘normalmente’ as outras faixas. Mas mesmo assim, o resultado é aquela mistura de técnica, vozes, ritmos fascinante, que fazem qualquer mortal se apaixonar pelo disco. Imagine em 1967?? A galera deve ter pirado com aquela capa de Peter Blake, o primeiro encarte da história da música a ter as letras das canções, cheia de personalidades famosas e polêmicas...aquela seria a tal platéia do show da banda do Sargento Pimenta. Genial!

Tem um monte de curiosidade sobre o Pepper, quem quiser saber algumas, esse link é bem legal:
http://whiplash.net/materias/sgtpeppers/000741-beatles.html

Pois bem, mas o motivo desse post de hoje foi a ‘descoberta’ de um material fantástico que tá rolando na net. É um projeto chamado ‘Sargento Pimenta’, onde bandas independentes (e isso é o mais legal) fizeram covers das músicas do Sgt. Peppers. É realmente muito difícil eu gostar de algum cover de Beatles. Até hoje, só tinha simpatizado com alguns do filme I Am Sam (Uma Lição de Amor) e só. Mas a galera brazuca simplesmente ARRASOU! Ficou muito bom, os arranjos novos deram uma cara bem atual às músicas, todas ficaram muito modernas...algumas até demais. Vamos lá.

· Sgt.Pepper’s Lonely Hearts Club Band – Madame Mim

Ah, essa foi muita informação pra mim! :P O carro-chefe do disco não pode se transformar em outra coisa que não rock e aqui aconteceu justamente o inverso. Ela refez a música num estilo eletrônico, sei lá...dá pra dançar numa rave! Claro, os arranjos ficaram bem feitos, mas o som que rolou não é a minha, não gostei... acho que foi a única. E além do mais, rolou uma parada em espanhol no final. Achei bem tosco viu...preferi a versão do Hendrix :P

· With a Little Help From my Friends - Moptop

Eu costumo dizer que a versão do Joe Cocker é melhor do que a dos Beatles (quem nunca se emocionou vendo a abertura de Anos Incríveis??). Mas essa também ficou muito boa. Mérito para o vocal.

· Lucy in the Sky with Diamonds – Columbia

Gente, essa ficou incrível! Na introdução rola um diálogo do Julian com o John, acho que pra aliviar mais a tal história de que a música seria uma referência ao LSD, mas na verdade foi escrita a partir de um desenho feito pelo Julian da sua amiga do colégio, Lucy. E é muito fofo. A batida inicial faz você pensar que vai rolar um Footloose :P porque é bem anos 80. A voz da vocalista encaixou perfeitamente na proposta de deixar a música mais dançante, já que a original é lenta e os arranjos de guitarra deram uma batida legal, que dá vontade de dançar...desculpa, gostei mais dessa J

· Getting Better – Filhos da Judith

Adoro essa música. É uma mensagem escrachada de otimismo (vamo lá que o negócio ta melhorando e vai melhorar ainda mais...) e a versão é praticamente igual à original.

· Fixing a Hole – Apoena

Essa versão ficou muito legal, muito roquenrou, porque o piano da original foi substituído pela boa e velha guitarra! “And it really doesn’t matter if I’m wrong I’m right...”

Gente, esse cara é filho de Marcos Frota??

· She’s Leaving Home – Pipodélia

Acho essa música muito forte, cheia de sentimento. É a canção de despedida mais linda e sentida de todos os tempos, mas a banda tirou todos os arranjos de orquestra que Martin ralou pra colocar na original e substituiu por voz e violão, que na minha opinião, tiraram a grandeza da música. Tudo bem, ficou legal, mas She’s Leaving Home, só com o Paul no vocal – e Martin e sua super orquestra ao fundo :P

Os caras ainda tentaram incrementar no final com uns arranjos experimentais e tal, mas achei que a música ficou chata.

· Being For the Benefit of Mr. Kite – Leela

Essa música é encantadoramente difícil de ser tocada e cantada, mas a Leela se saiu muito bem. A versão ficou parecida com a original, mas o vocal feminino deu mais leveza à música, assim como os arranjos do teclado com a guitarra.

· Within you Without you – Prot(o)

Eu, particularmente me apaixonei de cara pela versão super moderna da Prot (o). Como o George sempre foi o meu Beatle favorito (sim, eu tenho um Beatle favorito, grande coisa...), eu me amarro na fase hindu dele, não só pela música que é bem legal, mas pelas mensagens que elas passam ("and to see you're really only very small, and life flows on within you and without you" é do caralho!) e essa sempre foi uma das minhas prediletas. E do George também. Ele sempre disse ter um carinho especial por ela, só que os caras colocaram guitarra e a música ficou perfeita. A bateria foi encaixada perfeitamente em cada trecho certo, na hora certa e no final, o solo de guitarra com a batera transformaram a música num rock muito do bom e nem assim, a magia do George se perdeu, a identidade da música continua lá. Fantástico!

· Good Morning, Good Morning – Lasciva Lula

O que me chamaram a atenção nessa versão foram a voz e o sotaque do vocalista, que ficaram super divertidos. Assim como a música.

· Sgt.Pepper’s Lonely Hearts Club Band (reprise) – Monotube

Ficou boa, gostei. A levada da bateria ‘tuntinstuntinstun’ ficou mais desacelerada do que a original e os arranjos de guitarra no final ficaram muito bons. Os backings também deram uma graça especial à música.

· A Day in the Life – Reverse

PQP! Essa foi, sem dúvida, a melhor de todas. Pra fechar com chave de ouro mesmo. A música foi totalmente reinventada, ficou super atual e ‘se tocasse nas rádios, faria sucesso’ :P Claro que o fato da música por si só já ser uma obra de arte ajuda. Só a título de curiosidade, o John a compôs depois de ler o Daily News! O cara acordou, leu o jornal e pensou ‘ops, isso dá música’ e escreveu a porra! Ah, gênio FDP! Ah sim, depois o Paul foi lá e ofereceu um versinho que ele tinha feito...’Woke up, got out of bed...” e o encaixe, como sempre, perfeito!

Eu não consegui baixar Lovely Rita e When I’m Sixty Four, que são duas que eu adoro L Se alguém conseguir, me manda.

Bom, mas o mais legal dessas versões é que elas foram feitas por gente da música brasileira. E quem me conhece sabe que eu tenho minhas ressalvas em relação ao rock brasileiro. Mas essa galera underground mandou muito bem, aliás, como sempre, e deu orgulho de ver que eles ‘souberam tirar de cada música o que ela tinha de melhor. Mas a impressão que ficou é que o cd foi feito por um monte de fãs de Beatles, gente que entende, que tem sensibilidade pra entender a história de cada música e acho que a diferença tá aí’. Opinião de quem escutou e gostou. Que é a minha também J

Quem curte Beatles, o link ta aí, dá pra baixar todas elas e acreditem, vale a pena!

http://sargentopimenta2007.blogspot.com/

Valeu galera, até a próxima....

Um comentário:

Fabio Arrebola disse...

Olá, tou navegando na net a proucura do livro ‘Summer of Love – Making of Sgt. Pepper, de George Martin e acabei chegando no seu blog.
Já tentei: Amazon.com, Submarino.com e google.com mas até agora não consegui encontrar nenhum lugar pra comprar esse livro.
Você pode me dar uma dica??
Obrigado.
Fabio Arrebola
Vitória - ES
farrebola@gmail.com