quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Sanidade mental: conserve a sua!


Eu tentei a todo custo não escrever sobre ela, mas não deu. Não dá pra ignorar a série de bizarrices trágicas da novela “Britney Spears”, que está mais pra Princesa do ‘Pó’ do que do ‘Pop’...título, aliás, que eu nunca achei que fosse dela.

Mas gosto musical à parte, o mundo tem acompanhado (o quê? vai dizer que você nunca ouviu falar de nenhuma baixaria dela, seja pela TV ou internet? sei, sei...) pasmo os surtos e loucuras de um dos maiores fenômenos da música teen. De menininha loira, linda e ‘virgem’, a garota passou a se comportar como uma kenga desvairada careca e baranga, fazendo competição com Paris Hilton, sua ex-melhor amiga, pra ver quem pegava mais homem (ou mulher, tanto faz), quem enlouquecia mais na balada ou quem mostrava mais as partes íntimas em lances históricos.

Até aí...bom, até aí tudo mais ou menos ‘normal’ no showbizz americano. Mas a pergunta que me faço quando vejo notícias cada vez mais cabulosas a respeito de Britney é “o que fez ela chegar no fundo do poço desse jeito?”. É claro que eu não sei a resposta e acho que ninguém nunca vai saber, mas me fez pensar em como a cabeça da gente é uma máquina pronta pra entrar em pane a qualquer momento. Em como um simples ‘fio’ solto, as pessoas perdem o brio, se transformam em seres irreconhecíveis e podem transformar suas vidas de contos de fadas em verdadeiros filmes de horror. Deve ter sido isso que aconteceu com ela. Fama demais, dinheiro demais, beleza demais, inveja demais, pressão demais, privacidade de menos, família de menos, amor de menos...fico imaginando como deve ser a vida de alguém que vai tomar um café na esquina de casa e dá de cara com mais de 200 paparazzos enlouquecidos. Não é todo mundo que agüenta...ela não aguentou.

Gente, eu estava lendo a última polêmica notícia sobre essa figura e me peguei intrigada em achar alguma coisa que falasse bem dessa pobre de Deus! E fui procurando, procurando e nada!! Nem umazinha! E aí eu fui listando algumas só pra vocês terem noção...Só pra se ter uma idéia de como deve ser a vida dela, fiz uma retrospectiva de algumas coisas que li nos últimos meses (e olhe que não é nem a metade...). Lá vai:

Britney é fotografada com calcinha suja de sangue nos EUA

Britney grita que "está nua" durante entrevista a uma rádio

Britney sai com vestido de noiva

Britney fica nua em loja dos EUA

Ex-affair de Britney Spears vende fotos e vídeos da intimidade da cantora

Spears perde a guarda dos dois filhos para o marido

Spears é internada depois de crise nervosa

Britney Spears diz que é melhor ser sem-teto do que ser ela

Usando blusa sem sutiã, Britney Spears vai à reunião com advogado de Kevin Federline

Britney Spears desiste de entrar em tribunal com medo dos paparazzi

Britney Spears ameaça se matar caso volte a ser internada

Britney Spears continuará sem poder ver os filhos

Britney Spears paga para que fotógrafo pose como seu namorado, diz jornal

Britney Spears teria escrito carta de suicídio

Comportamento de Britney Spears pode prejudicar gravidez da irmã

Filhos de Britney Spears ainda não perguntaram por ela

Britney Spears ameaçou se suicidar durante surto

Ordem policial obriga Britney Spears a manter distância do ex e dos filhos

Britney Spears e Adnan Ghalib planejam vender fotos do romance

De camisola, Britney Spears é flagrada com outro paparazzo em Los Angeles

Britney Spears: caos no hospital e bipolaridade

Paparazzi cercam casa de Britney Spears

Britney Spears já tomou droga dada a cavalos de corridas

Vídeo com orgia de Britney Spears cai na rede, diz site

Médicos classificam caso de Britney Spears como desordem mental

Advogado de Britney Spears pede demissão

Tia de Britney Spears teme que a sobrinha tente se matar

Britney Spears é internada novamente

Britney Spears é transferida para quarto de proteção máxima em hospital

Internada, Britney Spears não é capaz de comer nem de se vestir sozinha

Mãe de Britney diz que empresário mantinha a cantora drogada o tempo todo


É impressionante. A mulher perdeu tudo, o glamour, a beleza, a fortuna gigantesca (sim, ela está ficando mais ‘pobre’) os fãs, até os filhos! Dá pra imaginar a vida de uma mãe sem os filhos?

E as pessoas reclamam da vida...é claro que cada um tem seus problemas, mas é uma regra geral: ninguém é satisfeito com o que tem, com o que ganha, com a própria aparência, com a vida que leva...e eu fico pensando se a gente reclama da vida porque ela é ruim ou se ela é ruim porque a gente reclama tanto! Ainda não cheguei a uma conclusão definitiva sobre isso, até porque eu mesma reclamo da vida quando ela me dá motivos ou só quando eu acho que ela me dá motivos. Mas enfim, comparando a minha vida com as de outras pessoas mundo afora, até que eu posso me gabar um pouco. Porque ainda tenho saúde mental...eu digo ‘ainda’ porque todos nós, seres humanos ricos ou pobres, famosos ou anônimos, bonitos ou feios, corremos o risco de ter um curto-circuito cerebral. A Britney é a prova viva disso e eu morro de pena dela, sério! Porque eu nunca consegui ler essas notícias e pensar que ela tinha escolhido isso. Eu sempre pensei: ‘Pô, coitada dessa mulher! Tinha tudo e tá desmoronando a passos largos”. Porque ela não pode querer uma vida dessa...não é possível, ela deve ter pirado mesmo.

Então, lendo e assistindo episódios cada vez mais dramáticos desse ‘freakshow hollywoodiano’, eu só consigo pensar que não tem jeito: nossos maiores inimigos somos nós mesmos. Nossos medos, fraquezas, tristezas podem se tornar armas mortais contra nós mesmos, se não forem convertidos em aprendizados. Por isso, cuidem da mente, façam o máximo que puderem para se tornarem pessoas sadias por dentro, de bem consigo e com os outros. Desejem o bem e façam o bem. Se isso é garantia de sanidade mental? Não. E tampouco vai evitar que tenha sempre alguém te desejando mal ou tentando arruinar a sua vida (acreditem, esse tipo de coisa pode vir de quem você menos espera e é decepcionante, mas a gente supera), só que pelo menos você vai ter um pouco mais de força pra ‘consertar’ a máquina se ela pifar um dia...

E boa sorte pra Britney! :P

Um comentário:

Unknown disse...

Pois é, amiga Kekebs... a cabeça controla o nosso corpo e com ele as nossas vontades e impulsos! A cada dia me convenço mais disso e passo a controlar melhor minha vida (com uma bela ajuda da terapia, claro!).
Às vezes a gente pena pra aprender e por sorte não estamos tão expostos quanto uma Britney Spears a ponto de "dar um curto circuito"... mas é sempre bom ter amigos como vc por perto qdo a gente resolve dar "uma pirada"!
Lov U
Beijos